Gravidez
Coisas que você precisa saber sobre a gravidez
1. A gravidez não é uma doença, mas o acompanhamento pré-natal é muito importante para manutenção do bem-estar da mãe e do bebê.
2. Bebidas alcoólicas e cigarro não devem ser consumidos pela gestante, pois ameaçam a saúde do bebê em todos os momentos de seu desenvolvimento.
3. Há medicamentos permitidos na gravidez, mas antes de usar qualquer deles, consulte um médico.
4. O ganho de peso é normal durante gestação, mas é preciso ter cuidado para não ganhar demais. O ganho de peso excessivo aumenta o risco de diabetes e pressão alta na gravidez.
5. O intestino da grávida funciona de forma mais lenta, em geral. Sensação de estômago cheio, azia e prisão de ventre são queixas comuns e podem ser aliviados evitando refeições volumosas, não deitando depois das refeições, não ingerindo líquidos juntamente com as refeições e preferindo alimentos ricos em fibras.
6. A pele tende a ficar mais escura em algumas partes do corpo, como as maçãs do rosto, a barriga, a vulva e as mamas. Evite exposição excessiva ao sol e use protetor solar sempre que preciso.
7. Durante a gravidez, há aumento da umidade vaginal. O fluxo vaginal claro, sem cheiro, coceira, ardor ou dor associados, em geral não é sinal de problema.
8. A grávida deve ir ao dentista normalmente.
9. Use roupas confortáveis, cuidando para uma boa sustentação das mamas.
10. Durante a gestação, aumenta a chance de aparecimento ou piora de varizes nas pernas, na vulva e ao redor do ânus (hemorroida). Pode ser útil o uso de meias elásticas.
11. Cuidado com o uso de sapatos de salto alto, pois eles aumentam o risco de queda.
12. A prática de exercícios físicos na gravidez deve ser encorajada, mas os de alto impacto devem ser evitados. Lembre-se de que o foco muda: busque a manutenção do tônus muscular, a melhora da consciência corporal, o preparo para as mudanças naturais da gravidez saudável e para o parto.
13. Você pode trabalhar. Evite permanecer em ambientes muito fechados e extremos de temperatura, e lembre-se de beber água durante o expediente.
14. Cuidado com manobras para o preparo dos mamilos: elas normalmente não melhoram seu desempenho na amamentação e podem causar danos. Evite também usar cremes nas auréolas e mamilos, principalmente antes de iniciar a amamentação, para não deixar a pele desses locais mais sensível a lesões.
15. As relações sexuais são permitidas durante a gestação normal e a vida sexual nessa fase tende a melhorar o desempenho do casal depois que o bebê chega.
16. As dores nas costas durante a gravidez são comuns, principalmente na região lombar. Evite movimentos que sobrecarreguem a região e mantenha seu pré-fatalista informado.
17. Durante o seu parto, é direito ter um acompanhante de sua escolha a seu lado, além dos componentes da equipe profissional. Prepare uma pessoa de sua preferência para compartilhar esse momento mágico.
18. Prepare-se para amamentar seu filho. Não será fácil em boa parte das vezes, mas, além de ser um ato de amor, o leite materno representa o alimento mais completo para seu bebê e diminui os riscos de doenças.