A OBSTETRÍCIA é a especialidade médica que se dedica ao acompanhamento da gravidez, do parto e da saúde da mulher no período imediatamente subsequente a ele, o puerpério. Recomenda-se que a mulher grávida passe por uma consulta pré-natal uma vez por mês até a 34ª semana de gestação. Depois disso, o intervalo entre as consultas pré-natal diminui e passa a ser semanal até o parto.
Durante o acompanhamento pré-natal, o médico obstetra segue uma rotina básica de avaliações, que inclui a identificação das principais queixas, sinais e sintomas inerentes a cada fase da gravidez, além do exame físico, que inclui pesagem, aferição da pressão arterial, ausculta cardíaca fetal, medida da altura uterina, avaliação da estática fetal e identificação de inchaços, entre outros aspectos.
Em casos específicos, o obstetra poderá solicitar exames complementares e consultas mais próximas. Ultrassonografias são ferramentas importantes nos momentos adequados. Em gestações normais, servem basicamente para: confirmação da idade gestacional e da localização da gravidez; avaliação morfológica no primeiro e segundo trimestres; documentação do crescimento fetal adequado e da saúde fetal.
O acompanhamento pré-natal e a conversa franca com seu obstetra facilitam o a jornada gestacional, o trabalho de parto e o parto consciente e respeitoso.
Adaptado de: Canal Saúde da Mulher, Guia de Saúde & Bem Estar, SOGESP – ASSOCIAÇÃO DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA DE SÃO PAULO, disponível em http://www.sogesp.com.br/canal-saude-mulher/guia-de-saude-e-bem-estar.